sábado, 17 de março de 2012

A Endometriose...

   Realmente para algumas de nós é um nome difícil de dizer... É um nome que ecoa nos nossos desejos mais íntimos e que condiciona os nossos sonhos mais felizes.

   Eu nunca gostei muito de falar sobre isso. Porque é algo que me deixa triste. é algo que durante um tempo me destruiu, principalmente quando soube que sofria dessa doença. Porque antes achava normal ter dores menstruais, embora tomasse a pílula. Mas sempre existiram sintomas que nunca foram relevados mas que estavam lá!

   As dores horríveis! O mal estar antes, durante e depois. O facto de não me conseguir mexer, a febre, a falta de força, o cansaço extremo... é incrível como uma coisa a quem ninguém dá importância pode condicionar a vida de uma mulher. E as dores não são tudo...

   Andava eu a passear pela Blogoesfera e vi que o assunto foi abordado do modo certo A Ritinha - "Este Blog precisa de um nome" e lá podem verificar todos os sintomas e que não é algo simples, vejam também Mulherendo.


   Neste momento tenho um Endometrioma (quisto derivado da Endometriose) com cerca de 5/6 cm de diâmetro, que devia ter sido retirado imediatamante mas o seguro não fez a cobertura da cirurgia. Daí ter recorrido à Médica de Família que me encaminhou para a MAC, lá já me prepararam todos os meios para a semana vou tratar de fazer todos exames e na seguinte terei a consulta com o Anestesista e a operação será muito breve.

   A grande consequencia deste problema é sem duvida a Infertilidade! Porque o endomentrio pode formar-se em qualquer parte inclusive nas trompas impedindo a passagem do óvulo e dos espermatezoides.

   Emocionalmente é muito desgastante! Mas há solução, temos de ter coragem para enfrentar este problema, e há solução para tudo!!! Temos de acreditar!!

   Estou disponível para quem queira falar um pouco sobre isso...

3 comentários:

Susana Andrade disse...

Olá ! já à algum tempo que não davas noticias e lamento por ti saber que a tua vontade de seres mãe está a ser barrada pela endometriose. Não é pouco comum mas é de facto um entrave para conceber um bebé. Espero que operes brevemente e que tudo fique ok para poderes concretizar teu sonho. Um beijo ;o)

Este Blogue precisa de um nome disse...

beijo, minha querida :)

C*inderela disse...

força para esta etapa, espero que tudo corra bem.
como dizes, a esperança é a última a morrer.

Bjokas